quarta-feira, 22 de junho de 2011

Ele voltou e com força total!

O papel de parede que até a algum tempo andava esquecido, ressurgiu como elemento arquitetônico de grande destaque, como novas tecnologias, texturas e aromas.


Repaginar facilmente um ambiente se desassociou da idéia de apenas repintar uma ou duas paredes. Através do uso dos papéis de parede a decoração torna-se mais exclusiva, sendo esse um dos seus principais atrativos. Sabendo disso, as fábricas investiram em design e tecnologia, colocando no mercado papéis de parede vinílicos (laváveis), lisos, texturados, com grafismos e desenhos das mais diversas formas, tons e gostos. Há catálogos com desenhos assinados por designers de grandes marcas como a Ralph Lauren, até papéis de parede feitos para serem pintados com tinta acrílica, dando à parede uma textura na cor que o cliente preferir. Até os papéis da "casa da vovó" vem ganhando espaço remetendo aos ambientes um ar retrô.


Os papéis de parede podem ser aplicados em qualquer ambiente da casa, escritório ou loja. São muito procurados para personalização dos dormitórios infantis, home offices e também tem sido grande destaques nos lavabos. Os mais ousados, propõe o seu uso até mesmo nas escadas!!

Das inovações dos papéis de parede, as que mais chamam atenção são os papéis de parede interativos, com iluminação e o papel de parede com aroma. Veja a seguir!!


Passando as mãos pelos papéis de parede que decoram a sua casa, você seria capaz de ligar e desligar as lâmpadas (sem interruptores). Projeto desenvolvido por uma equipe do Massachusetts Institute of Technology, a parede interativa pode ser programada para monitorar seu entorno e controlar equipamento eletrônicos utilizando materiais bastante simples e baratos em sua construção. Entre as camadas de papel de parede ficam lâminas de aço. A estrutura é recoberta com uma camada de tinta acrílica repleta de partículas de ferro (a tinta magnética).

O estúdio Strukt Design foi responsável pelo desenvolvimento do primeiro papel de parede com iluminação, ou seja , suas listras pretas e brancas são iluminadas com projeções de luzes coloridas. Um gerador programado, no estilo refletor, é responsável por dar vida à parede que pode ter tons e estampas alterados da maneira que se preferir.

A empresa americana, Flavor Paper, criou a coleção de papéis aromatizados Fruit Cocktail que, desenhados a mão, trazem mais harmonia com estampas direcionadas. Disponíveis nas versões "Banana", "Cherry Forever" e "Tutti Frutti" os papéis também podem ser encomendados sem o cheirinho. Quer mais? Parte do lucro obtido com a linha vai para a campanha "Human Rights Campaign", que luta pelos direitos humanos.

O custo do papel de parede é mais elevado do que a pintura, variando entre R$ 130,00 e R$ 4000,00 o rolo . Isso se deve ao fato de que a maioria dos papéis de parede são importados ou tem em sua composição elementos de alto custo agregado. No entanto, a instalação do papel de parede é limpa e rápida. Ela pode ser feita em qualquer momento, ou seja, estando ou não morando no ambiente em que se deseja aplicar e tendo ou não móveis no mesmo. Sem dúvida, o papel de parede é a melhor opção para quem pretende inovar.

Um comentário: