sexta-feira, 18 de março de 2011

Reutilizar é preciso.

Reciclar, reutilizar e economizar: palavras chaves presentes nos conceitos de sustentabilidade. Ter uma vida sustentável, gerar poucos resíduos, não degradar ainda mais o planeta em que vivemos são temas constantes nos debates cotidianos. Cabe ao arquiteto buscar em seus projetos atitudes ambientalmente corretas e tentá-las passar para os seus clientes.
Foi o caso do escritório MOST Architeture, de Amsterdam. Fugindo de telhado verde e reaproveitamento de água, a sustentabilidade nesse projeto está expressa através da reutilização de Pallets para a construção do mobiliário deste escritório de cerca de 250m². O mobiliário foi desenvolvido de forma dinâmica e convidativa, de maneira que o usuário pode sentar-se ou deitar-se sobre o mesmo.
Seguindo a tendência do design de mobiliário sustentável, abaixo estão alguns exemplos interessantes de reutilização de materiais. O designer londrino Oscar Lhermitte criou uma série de móveis feito a partir da reutilização de jornais, agregando simplicidade, funcionalidade e sustentabilidade ao seu trabalho.
Na casinha de cachorros, de autor desconhecido, foram reutilizadas embalagens de CD's.


Idéia das arquitetas Giovanna Ramires e Thalita Fonseca para a mostra Morar Mais Por Menos RJ/2010, os puffs de pneus envoltos por Lycra tensionada criam um objeto bonito e confortável para decorar os ambientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário